top of page

A importância de contar histórias

"Dizem que "encantar" é "cantar sobre", vem do verbo "encantare" do latim. E é muito interessante que "contar" é "cantar". Então, quando a gente conta, a gente está cantando." Dilaina Santos

ree
Contação de História promovida pelo Franca Shopping e realizada por Lorenna Faleiros (out.2022)

Ouvir histórias é uma atividade que faz parte da vida do ser humano desde seu nascimento, por meio de contos de fadas e contos populares que são sempre lidos e apresentados pelos pais à criança; e essa prática se desenvolve e aumenta conforme a criança cresce e frequenta a escola, assiste filmes, vai ao cinema e ao teatro e descobre seus interesses. Desde a infância e por toda a vida, as histórias fazem parte da construção da identidade de cada um e da afetividade. Muitos estudos mostram que a contação de histórias é um poderoso instrumento para transmitir conhecimentos, além de oferecer diversão e incentivo à leitura.

A expressão a partir da fala e o hábito de citar e contar acontecimentos e fatos é inerente ao ser humano, sejam eles reais ou fantasiosos. Vinculados a contar histórias, desperta a curiosidade, a criatividade, a autoconfiança, a habilidade de escuta e ainda a melhora da concentração.

ree
Contação de História Voluntária na APAE Franca (jul.2022)

Por meio da narrativa e de histórias contadas e escritas, o ser humano preserva a memória, compartilha conhecimentos e a cultura, promove entretenimento, expressa sentimentos, sensações e impressões

A Contação de Histórias em si é uma linguagem artística, muito importante e usada na educação e na Arteterapia, uma vez que é uma linguagem que promove a criação de imagens. Desde os primórdios, o ato de se contar uma história é rodeado de fatos e informações que dizem respeito à humanidade. Nos encontramos nas histórias que ouvimos, mesmo que elas não estejam necessariamente falando sobre nós.

Além disso, a música nos traz uma catarse parecida na hora de resgate de memória e identificação, além de toda parte relaxante e expressiva que as melodias e letras fornecem. O trabalho de contar histórias, juntamente com músicas que tratam do mesmo tema que está sendo narrado, potencializa todos os efeitos de se ouvir uma história e ainda faz com que ela seja guardada na memória, assim como guardamos as músicas que ouvimos ao longo da vida.

Na Arteterapia, o uso de símbolos e imagens, mitos, contos, músicas e referências para análise de obras de pacientes é muito frequente e importante, uma vez que muitos destes símbolos e mitos fazem parte do inconsciente coletivo e da vida de todos nós, já são inerentes aos seres humanos.

As histórias contadas abrem a mente para a criatividade e para o reconforto e o uso delas na Arteterapia pode abranger ainda mais o autoconhecimento e as formas de expressão do paciente, uma vez que ele, ouvindo e assistindo a história, consegue se enxergar no que está sendo mostrado e até se expressar melhor através disso.

O incentivo à leitura, a contação e criação de histórias, o resgate de memórias e o estímulo da criatividade andam juntos e se fundem na Arteterapia, trazendo novas formas de expressão e entendimento do ser, além de seus efeitos de recreação, diversão e aprendizado!

 
 
 

Comentários


bottom of page